Pesquisar

Ceará

Ceará

Nova ciclovia da Dom Luís começa a receber mais de 100 ipês em Fortaleza

Ação visa criar um corredor verde na avenida, oferecendo sombra e conforto climático para ciclistas e pedestres.
Ciclovia da Dom Luís
A obra na via será dividida em duas etapas para não impactar o comércio no Natal. (Foto: Tainá Cavalcante)

Uma das avenidas mais importantes de Fortaleza, a Dom Luís, começou a ganhar um novo contorno paisagístico. A Prefeitura iniciou, nesta terça-feira (25), o plantio das primeiras árvores que irão compor a nova ciclovia da Dom Luís. Ao todo, mais de 110 mudas de ipês serão implantadas ao longo do canteiro central, criando um corredor verde e seguro para ciclistas e pedestres.

Um corredor de sombra e segurança

O projeto, coordenado pelas secretarias de Conservação (SCSP) e Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), vai além da estética. As árvores servirão como uma barreira de proteção natural para os ciclistas e criarão áreas de sombra, reduzindo o calor e incentivando o uso do espaço. “Além de melhorar a segurança viária, a ciclovia arborizada traz conforto climático e transforma a Dom Luís em um espaço mais acolhedor”, afirmou o secretário da SCSP, Abreu Machado.

Ipês: a árvore símbolo de Fortaleza

A escolha dos ipês (rosa, roxo e amarelo) foi estratégica. Além de ser a árvore símbolo da cidade, sua raiz pivotante cresce para baixo, evitando danos às calçadas e estruturas. As mudas, com mais de 2,5 metros de altura, devem levar cerca de três anos para florescer, prometendo um espetáculo de cores na paisagem urbana. “É um investimento que retorna em qualidade de vida”, pontuou o secretário da Seuma, João Vicente. A obra foi dividida em etapas para não prejudicar o comércio durante o período de compras natalinas.

Detalhes do Projeto:

  • Total de Árvores: Mais de 110 mudas de ipês (rosa, roxo e amarelo).
  • Local: Canteiro central da nova ciclovia da Av. Dom Luís.
  • Primeira Etapa: 80 árvores plantadas até 30 de novembro, no trecho até a Av. Senador Virgílio Távora.
  • Segunda Etapa: Início em janeiro de 2026, no trecho restante.
  • Trânsito: Poderão ocorrer bloqueios parciais na faixa da esquerda, fora dos horários de pico.

Mais notícias