Pesquisar

Entretenimento

Entretenimento

Exposição sobre Nise da Silveira celebra a 'revolução pelo afeto' em Fortaleza

Mostra gratuita na CAIXA Cultural reúne obras do Museu de Imagens do Inconsciente, documentos históricos e celebra os 120 anos da psiquiatra.
A mostra gratuita, na CAIXA Cultural, reúne 157 obras e documentos que revelam sua abordagem inovadora na saúde mental através da arte. (Foto: Acervo SAMII)

O legado revolucionário da psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999) é o tema central da exposição “Nise – A Revolução pelo Afeto”, que abre ao público nesta quarta-feira (26) na CAIXA Cultural Fortaleza. A mostra gratuita celebra os 120 anos de nascimento da médica que transformou o tratamento da saúde mental no Brasil ao substituir métodos violentos pela arte e pelo afeto.

Arte, afeto e história

Com 157 obras, entre pinturas, desenhos e esculturas, a exposição mergulha no universo do Museu de Imagens do Inconsciente, fundado por Nise. As peças, criadas por seus “clientes” – como ela chamava os pacientes –, dialogam com trabalhos de artistas convidados. A mostra está dividida em três seções que exploram desde o contexto histórico dos tratamentos psiquiátricos da época até a metodologia de Nise, incluindo cartas trocadas com o psicanalista Carl G. Jung.

Oficinas e lançamento de livro

A programação paralela aprofunda o debate sobre o trabalho da psiquiatra. Nesta quarta-feira (26), o pesquisador Eurípedes Junior, que trabalhou ao lado de Nise, ministra duas oficinas gratuitas. Na quinta-feira (27), ele lança o livro “Do Asilo ao museu – Nise da Silveira e as coleções da loucura”, com entrada franca.

Serviço – Exposição “Nise – A Revolução pelo Afeto”:

  • Local: CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema).
  • Visitação: De 26 de novembro de 2025 a 1º de março de 2026.
  • Horários: Terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 19h.
  • Entrada: Gratuita.
  • Atividades Extras: Oficinas no dia 26/11 e lançamento de livro no dia 27/11.

Mais notícias