Entretenimento
Entretenimento
Fortaleza se transforma em um grande palco para a arte e a reflexão com a segunda semana do 7º Festival Imaginários Urbanos. Entre os dias 24 e 28 de novembro, o evento promove uma série de performances, intervenções e ações formativas gratuitas que ocupam praças, mercados e praias da cidade, convidando o público a repensar modos de existir a partir do tema “Políticas do Bem Viver”.
Inspirado em cosmovisões de povos originários, o festival propõe um contraponto ao paradigma da exploração, focando em temas como interdependência, cuidado e coletividade. A programação da semana inclui trabalhos que abordam desde o veganismo interseccional, como “Mamada Ética”, de Lucas Foletto Celinski, até a crise climática, na ecoperformance “Ainda não é o fim”, de Kleber Benício. As ações buscam criar fissuras poéticas no ritmo acelerado da cidade.
Além das performances, o festival promove a oficina “Trajetos Performáticos”, com o artista Pablo Vieira, voltada para pessoas surdas. A atividade, que acontece na Associação dos Surdos, busca explorar o corpo como motor criativo e experimentar novas formas de ocupar o espaço urbano. A programação se encerra com a potente “Psicanálise Reversa”, de Renata Felinto, onde mulheres negras assumem o papel de “psicanalistas” para prescrever caminhos de cura para o racismo.