Pesquisar

Poder

Poder

PF deflagra operação no Ceará para apurar fraude no Enem 2025

Operação Profeta investiga vazamento de questões semelhantes às da prova antes do segundo dia de aplicação.
Fraude no Enem 2025
O vazamento de questões semelhantes às da prova já resultou na anulação de três itens do exame pelo Inep. (Foto: Polícia Federal)

A Polícia Federal (PF) deflagrou, neste domingo (23), a Operação Profeta para investigar uma possível fraude no Enem 2025. A ação, que cumpriu mandado de busca e apreensão no Ceará, foi solicitada pelo Ministério da Educação (MEC) após a identificação de um suposto vazamento de questões semelhantes às da prova antes do segundo dia do exame.

Origem do vazamento pode ser um pré-teste

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a principal linha de investigação aponta que a divulgação indevida partiu de uma pessoa que participou de um pré-teste sigiloso do Enem. “Uma pessoa que participou de um pré-teste do Enem teria divulgado as questões durante uma transmissão ao vivo, na internet, dias antes da prova”, relatou o ministro. Os pré-testes são aplicações experimentais de novas questões, que só são incluídas no banco oficial do exame se atenderem a critérios técnicos.

Anulação de questões e investigação federal

A suspeita de vazamento já trouxe consequências para o exame. Na última terça-feira (18), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anulou três questões da prova por precaução e antecipou a divulgação do gabarito oficial. Em nota, a PF afirmou que a operação visa “esclarecer os fatos, apurar possíveis ilícitos e identificar os responsáveis”.

Mais notícias