Ceará
Ceará
O Ceará promoveu, no último sábado (22), uma grande mobilização para acelerar o atendimento à população com o 2º Dia C de Cirurgias. A iniciativa, fruto de uma parceria entre os governos estadual e federal, mobilizou 97 hospitais em 56 municípios e realizou mais de 3 mil procedimentos, com o objetivo central de agilizar a fila de espera e ampliar o acesso aos serviços de saúde.
O governador Elmano de Freitas comandou o evento diretamente do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), em Fortaleza, e agradeceu o empenho dos profissionais. “Estamos juntos para mais um Dia C no Ceará. É por meio desse trabalho que conseguiremos realizar todos esses procedimentos”, destacou. O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, também ressaltou o esforço conjunto, informando que a meta na capital era realizar 600 cirurgias.
A primeira edição do evento, em setembro, já havia superado a meta inicial, atendendo mais de 3 mil pacientes. Para Lauro Vieira, secretário-executivo da Sesa, a ação é mais do que um simples mutirão. “Esse é um dia concreto de intervenção para a saúde. A nossa ideia é que isso vire realmente uma cultura”, explicou. Somente em 2025, o Ceará já realizou mais de 134 mil cirurgias.