Ceará
Ceará
Uma ação do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou no resgate de 29 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro ilegalmente no município de Canindé. A operação, realizada na tarde da última segunda-feira (10), foi motivada por uma denúncia anônima sobre crime ambiental.
Ao chegarem ao local indicado, os policiais constataram a veracidade da informação. Com a autorização da proprietária do imóvel, a equipe do BPMA encontrou diversas aves presas em gaiolas. O responsável pelos animais não possuía a licença necessária do órgão ambiental competente para a criação das espécies.
Diante do flagrante, foi lavrado um auto de infração contra o responsável, que foi multado. Manter animais silvestres em cativeiro sem permissão é crime, com pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa. A população pode e deve denunciar casos como este de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181 ou pelo WhatsApp (85) 3101-0181.
Os pássaros foram encaminhados ao Instituto Pró-Silvestre, onde receberão os cuidados necessários para uma possível reabilitação.