Economia
Economia
O mercado financeiro viveu mais um dia de forte otimismo nesta terça-feira (11). O dólar caiu e fechou abaixo de R$ 5,30 pela primeira vez em mais de um ano, enquanto a bolsa de valores engatou a 15ª alta consecutiva e bateu um novo recorde histórico, encostando nos 158 mil pontos.
A moeda americana encerrou o dia vendida a R$ 5,273, no menor valor desde 6 de junho de 2024. O principal fator interno para a queda foi a divulgação da inflação oficial de outubro (IPCA), que ficou em apenas 0,09%. O número, bem abaixo do esperado, aumenta as apostas de que o Banco Central possa antecipar o ciclo de queda da taxa de juros (Selic). No cenário externo, o avanço nas negociações para evitar a paralisação do governo dos EUA enfraqueceu o dólar em todo o mundo.
Impulsionado pelo mesmo otimismo, o índice Ibovespa, principal indicador da bolsa brasileira (B3), subiu 1,6% e fechou aos 158.749 pontos. Esta foi a 15ª alta seguida, a maior sequência diária desde 1994, e o 12º recorde de fechamento consecutivo. Juros mais baixos no futuro tendem a estimular a migração de investimentos da renda fixa para o mercado de ações, o que explica a euforia dos investidores.