Ceará
Ceará
O Governo do Ceará deu um passo importante para a inclusão social e a autonomia de populações vulneráveis ao lançar, nesta terça-feira (11), um novo programa de CNH gratuita no Ceará. Ao todo, serão ofertadas 5,3 mil habilitações, com foco em dois públicos específicos: pessoas não alfabetizadas e mulheres vítimas de violência doméstica. As inscrições já estão abertas no site do Detran-CE.
A maior parte das vagas, 4,8 mil, é destinada ao inédito programa ABCDetran, voltado para pessoas não alfabetizadas. Além da gratuidade em todo o processo, os beneficiários que optarem pela categoria A (moto) receberão um capacete. As outras 550 vagas são para mulheres com medida protetiva. “Queremos oportunizar essa carteira, dentro da ideia de autonomia econômica, para que possam conseguir um trabalho e se libertar do ciclo de violência”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Para participar, os interessados devem estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). As inscrições são feitas exclusivamente no site do Detran-CE. Os candidatos do ABCDetran passarão por uma capacitação de 81 horas/aula, com conteúdos de letramento e educação no trânsito, antes de iniciar o processo de habilitação. Já as mulheres vítimas de violência devem anexar a documentação comprobatória no ato da inscrição. “A carteira de habilitação é uma oportunidade de profissionalização e autonomia financeira”, reforçou o superintendente do Detran-CE, Waldemir Catanho.