+ Notícias
+ Notícias
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou uma taxa de abstenção de 27%, índice semelhante ao do ano anterior. O balanço do Enem 2025 foi apresentado na noite deste domingo (9) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que destacou a tranquilidade e o sucesso da operação, que envolveu mais de 4,8 milhões de candidatos inscritos e foi aplicada em 1.805 municípios.
Um dos pontos altos do dia foi o tema da redação: “perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O ministro elogiou a escolha, classificando-a como “muito atual”. “Exige de todos nós brasileiros um olhar muito cuidadoso, porque o país começou a inverter a sua curva etária”, afirmou Santana. Professores e especialistas também avaliaram positivamente o tema, que permitiu debates sobre etarismo e direitos dos idosos. O presidente do Inep, Manuel Palácios, considerou a prova “linda” e “maravilhosa”.
Para os estudantes ansiosos, o ministro informou que o gabarito oficial do primeiro dia de provas será divulgado na próxima quinta-feira (13). O segundo dia do exame acontece no próximo domingo (16), com as provas de Ciências da Natureza e Matemática. Durante a coletiva, foi informado que 3.240 participantes foram eliminados por irregularidades, como o porte de equipamentos eletrônicos e o descumprimento das orientações dos fiscais.