Voo Fortaleza-Madri tem detalhes anunciados; confira novidades da nova rota

Operação da Iberia terá três frequências semanais e será operada na aeronave Airbus A321XLR.
Voo Fortaleza Madri
Operada três vezes por semana, a nova rota promete fortalecer o turismo e os negócios. (Foto: Divulgação)

O Voo Fortaleza-Madri está cada vez mais perto de voltar a operação. A companhia aérea espanhola Iberia divulgou, nesta quinta-feira (06), no Espacio Iberia, em São Paulo, os detalhes da nova rota que liga a capital cearense à Europa.

Com operações a partir de 19 de janeiro de 2026, o trecho promete ser um marco para o turismo e os negócios no estado, consolidando a cidade como um dos principais hubs aéreos do Nordeste brasileiro e uma porta de entrada estratégica para a Europa.

Operação moderna e horários estratégicos

A conexão será operada três vezes por semana (segundas, quartas e sábados) com a moderna aeronave Airbus A321XLR, com capacidade para 182 passageiros, divididos nas categorias Econômica, Economy Business e Executiva.

Os horários foram pensados para otimizar as conexões: o voo decola de Madri às 12h, chegando a Fortaleza às 17h (horário de Brasília). A volta acontece no mesmo dia, com chegada na capital espanhola às 7h do dia seguinte, permitindo que os passageiros se conectem facilmente tanto com a Espanha quanto com outros destinos europeus, como Paris, Londres e Roma.

Impacto no turismo e na conexão internacional

Com uma oferta de aproximadamente 30 mil assentos apenas no primeiro semestre de 2026, a expectativa é de alta demanda. Visando grande público, já está nos planos da Iberia o aumento da frequência semanal ligando o Ceará à Espanha. De acordo com o secretário-executivo do Turismo do Ceará, Gustavo Montenegro, a partir de fevereiro de 2026 a rota será operada quatro vezes na semana e, a partir de abril do próximo ano, serão cinco voos semanais.

Com o novo voo Fortaleza-Madri, o aeroporto da capital cearense chega a nove rotas internacionais operadas atualmente. Em 2025, a cidade já estabeleceu conectividade com mais quatro destinos fora do Brasil: Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Caiena (Guiana Francesa).

As perspectivas do Governo do Ceará, no entanto, são de aumentar a malha aérea cearense e consolidar o Aeroporto de Fortaleza como Hub Aéreo no Nordeste. Existem negociações em andamento, aumentando as expectativas para o ano de 2026.

Mais notícias