Pesquisar

Ceará

Ceará

Ceará oferece mais de 2,9 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação

Parceria entre Centec e Secitece abre oportunidades em áreas como gastronomia, energias renováveis e marketing digital.
Cursos gratuitos no Ceará
Os cursos oferecem aulas online e presenciais. (Foto: Centec)

Uma excelente oportunidade para quem busca se qualificar para o mercado de trabalho ou iniciar uma jornada no empreendedorismo. O Instituto Centec, em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), está ofertando mais de 2,9 mil vagas em cursos gratuitos no Ceará. As formações, na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), estão distribuídas por diversas cidades e abrangem áreas de alta demanda profissional.

As aulas serão ministradas tanto presencialmente, na Rede de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), quanto online, ampliando o acesso para moradores de diferentes regiões.

Como participar

Os cursos são totalmente gratuitos e direcionados, prioritariamente, a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para se inscrever, os interessados devem atender a alguns requisitos básicos: residir no Ceará, ter no mínimo 16 anos de idade e possuir a escolaridade exigida para o curso desejado.

A lista completa de formações e os pré-requisitos específicos de cada uma estão disponíveis no site oficial do Instituto Centec. A carga horária varia entre 40 e 160 horas, com um forte foco em aliar teoria e prática para preparar os alunos para os desafios reais do mercado.

Diversidade de áreas

A variedade de cursos é um dos grandes atrativos. Há opções para todos os gostos e perfis, desde a área da beleza, com “Design de Sobrancelhas”, até a gastronomia, com “Bolos Decorados” e “Elaboração de Pratos e Sobremesas Natalinas”. Para quem se interessa por tecnologia e inovação, há formações como “Fundamentos em Energias Renováveis” e “Marketing Digital e E-Commerce”.

Além das 29 unidades da Rede CVT, a oferta é expandida por meio de parcerias com prefeituras e entidades da sociedade civil, garantindo que a qualificação chegue também a comunidades e distritos mais distantes.

Mais notícias