Poder
Poder
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para o dia 4 de novembro o julgamento de Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro. A corte analisará um recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) que pede a cassação do seu mandato por abuso de poder político e econômico durante a campanha eleitoral de 2022.
O MPE busca reverter uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que absolveu o governador em maio do ano passado. A acusação se baseia em supostas contratações irregulares e uso da máquina pública por meio de projetos na Fundação Ceperj e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para obter vantagens eleitorais.
No recurso enviado ao TSE, o vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa, afirma que as irregularidades configuraram um esquema que beneficiou a campanha de Castro. A relatora do caso no TSE é a ministra Isabel Gallotti.
Após o parecer do MPE, Cláudio Castro declarou estar confiante na Justiça, afirmando que a ação já havia sido rejeitada pelo TRE-RJ por “total inconsistência e falta de provas”. Agora, o futuro político do governador do Rio de Janeiro está nas mãos dos ministros do TSE.