Esporte
Esporte
O aguardado confronto entre os jovens talentos João Fonseca e Jakub Mensik no ATP 500 da Basileia, na Suíça, não aconteceu. O tenista brasileiro avançou diretamente para as quartas de final do torneio após seu adversário tcheco, de 19 anos, desistir da partida desta quarta-feira (22) devido a uma lesão no pé.
Com a classificação por W.O., o carioca João Fonseca, atual número 46 do mundo, agora aguarda o vencedor do duelo entre o canadense Denis Shapovalov (23º) e o francês Valentin Royer (69º). A partida que definirá seu próximo adversário acontece nesta quinta (23), e o jogo das quartas de final será na sexta-feira (24).
O confronto entre Fonseca e Mensik era esperado por ser uma reedição das quartas de final do Next Gen Finals do ano passado, torneio que reúne os melhores tenistas Sub-20 da temporada. Naquela ocasião, o brasileiro levou a melhor por 3 sets a 2 e, posteriormente, conquistou o título.
Enquanto isso, no Japão, a brasileira Luisa Stefani e sua parceira, a húngara Timea Babos, garantiram vaga nas quartas de final do WTA 500 de Tóquio. A dupla venceu na estreia a britânica Olivia Nicholls e a eslovaca Tereza Mihalickova por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 10/7.
A vitória marca um retorno especial de Stefani às quadras de Tóquio, onde conquistou a medalha de bronze olímpica em 2021. “Estou feliz com a vitória de hoje e com a oportunidade de estar de volta a Tóquio, nas mesmas quadras das Olimpíadas de 2021. Tenho as melhores lembranças possíveis daqui, amo a cultura japonesa, então vou aproveitar o resto do torneio pra preparar para Riad e curtir a semana em uma das minhas cidades favoritas do mundo”, disse a tenista.
Na próxima fase, Stefani terá um reencontro especial: enfrentará sua ex-parceira, a canadense Gabriela Dabrowski, com quem teve grande sucesso em 2020. O confronto pode servir como uma prévia para o WTA Finals, que acontecerá em Riad, na Arábia Saudita, entre 1º e 8 de novembro, e contará com as duas duplas na disputa pelo título de melhor da temporada.