Pesquisar

Turismo

Turismo

Aeroportos do Ceará registram mais de 5,1 milhões de passageiros em 2025

Movimento de janeiro a setembro representa crescimento de 8,3% em relação a 2024; Aeroporto de Jericoacoara tem alta de 32,3%.
aeroportos do Ceará
O Aeroporto de Fortaleza lidera com 4,5 milhões, enquanto Jericoacoara teve alta de 32,3%. (Foto: Setur)

O fluxo de passageiros nos aeroportos do Ceará apresentou um crescimento expressivo nos primeiros nove meses de 2025, ultrapassando a marca de 5,1 milhões de pessoas. O número representa uma alta de 8,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior, consolidando o bom momento do turismo no estado. Os dados foram compilados a partir de informações da Anac, Fraport Brasil e Aena Brasil.

Desempenho dos principais terminais

O Aeroporto Internacional de Fortaleza continua sendo o principal portão de entrada do estado, respondendo por 4.537.910 passageiros no período, um aumento de 8,6% em relação a 2024. No entanto, o grande destaque em termos de crescimento proporcional foi o Aeroporto de Jericoacoara, que viu seu movimento saltar 32,3%, passando de 155.706 para 205.929 passageiros. Já o Aeroporto de Juazeiro do Norte, no Cariri, registrou um fluxo de 358.889 pessoas.

Reflexo de políticas de incentivo

Para o secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, os números positivos são resultado de uma estratégia bem definida. “Mais de cinco milhões de passageiros passaram pelos nossos aeroportos em apenas nove meses. Esse número é o reflexo direto do trabalho conjunto que temos realizado, sob a liderança do governador Elmano de Freitas, fortalecendo o diálogo com o trade, ampliando a malha aérea e promovendo o Ceará como destino de oportunidades e experiências únicas”, destacou Bismarck.

O secretário também enfatizou o crescimento de Jericoacoara como um sinal da diversificação do turismo cearense. “Enquanto Fortaleza segue consolidada como hub aéreo do Nordeste, outros destinos, como Jericoacoara, continuam crescendo e atraindo visitantes de todo o Brasil e do exterior. Isso mostra que o Ceará está cada vez mais conectado e preparado para receber bem quem nos visita”, completou.

Mais notícias