Poder
Poder
Luís Roberto Barroso passa mal nesta quarta (15) e foi internado no Hospital Sírio Libanês, em Brasília. De acordo com a assessoria de imprensa do STF, o ministro foi levado ao pronto-socorro e passou por uma bateria de exames para verificar a suspeita de virose. Além disso, por precaução, Barroso passou a noite no hospital sob observação médica.
Mais cedo, a aposentadoria do ministro foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Nesse sentido, o ministro Barroso passa mal no mesmo dia em que sua saída do Supremo Tribunal Federal (STF) foi oficializada. Com a publicação do documento, Barroso deixará o cargo no próximo sábado (18), aos 67 anos, embora pudesse permanecer na Corte até 2033.
Por isso, caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicar um novo ministro para a Corte, sem prazo estabelecido para a nomeação.
Na semana passada, Barroso anunciou sua aposentadoria antecipada do Supremo, menos de um mês após deixar a presidência do STF. O ministro tomou posse na Corte em 2013, nomeado pela ex-presidente Dilma Rousseff, e participou de julgamentos históricos ao longo de sua trajetória.
A indicação presidencial passa por sabatina no Senado Federal e precisa de aprovação por maioria absoluta dos senadores. Por fim, o novo ministro será empossado em sessão solene do STF, dando continuidade ao trabalho da mais alta Corte do país.