Pesquisar

Turismo

Turismo

11 aeroportos brasileiros estão entre os mais pontuais do mundo

Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Viracopos (SP) e Brasília (DF) lideraram posições em suas categorias.
aeroportos brasileiros pontuais
Entre os aeroportos de grande porte, o de Congonhas ficou com o 3º lugar mundial. com 88,62% de pontualidade. (Foto: Fábio Campos/MPor)

O Brasil conquistou 11 posições no ranking dos aeroportos mais pontuais do mundo, de acordo com o On-Time Performance Monthly Report da consultoria internacional Cirium, divulgado em agosto de 2025. A lista avaliou aeroportos em três categorias: grande, médio e pequeno porte.

Na metodologia, grandes aeroportos possuem entre 25 e 40 milhões de assentos por ano, médios entre 15 e 25 milhões, e pequenos entre 5 e 15 milhões. Para entrar no ranking, é necessário que ao menos 90% dos voos sejam rastreados, garantindo comparabilidade internacional.

Congonhas e Brasília entre os destaques

Na categoria de grandes aeroportos, o Congonhas (SP) ficou em 3º lugar mundial, com 88,62% de pontualidade. Já entre os médios aeroportos, o Brasil se destacou com:

  • Viracopos-Campinas (SP) em 2º lugar, com 93,22%;

  • Brasília (DF) em 3º lugar, com 90,97%;

  • Confins-Belo Horizonte (MG) em 4º lugar, com 88,70%;

  • Galeão (RJ) na 6ª posição, com 86,50%.

Santos Dumont lidera entre os pequenos

No ranking dos aeroportos de pequeno porte, o Santos Dumont (RJ) foi o líder mundial, com 95,02% de pontualidade em 4.930 voos analisados. O Aeroporto de Salvador (BA) também ganhou destaque, em 4º lugar, com 91,32%.

Outros terminais como Belém, Recife, Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre também entraram no ranking dos 20 mais pontuais do mundo, consolidando a presença brasileira.

Acima da média mundial

De acordo com o relatório, os aeroportos brasileiros superaram as médias globais em todas as categorias. Entre os pequenos, o Santos Dumont (95%) superou a média mundial de 85%, e Salvador também apresentou desempenho acima do padrão.

Nos médios, Viracopos e Brasília ultrapassaram os 90%, diante da média de 81,4%. Já Congonhas, entre os grandes, registrou 88,62%, contra a média de 81,66%.

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os resultados comprovam a melhoria da gestão e os investimentos no setor. “A presença de 11 aeroportos brasileiros entre os mais pontuais do mundo mostra a força da nossa infraestrutura”, destacou.

Mais notícias

plugins premium WordPress