Pesquisar

Poder

Poder

STF mantém número atual de deputados para eleições de 2026

Corte referenda decisão de Luiz Fux que adia mudanças na composição da Câmara para 2030.
STF mantém número de deputados
(Foto: Marcello Casal Jr.)

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta terça-feira (30), maioria de votos para confirmar a liminar do ministro Luiz Fux que manteve o mesmo número de deputados federais das eleições de 2022 para o pleito de 2026.

Na decisão, Fux atendeu ao pedido do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), determinando que eventuais alterações no número de parlamentares – que passariam de 513 para 531 – só serão aplicadas a partir de 2030. O ministro enviou sua decisão para análise do plenário virtual da Corte.

Votos já registrados

Até o momento, já acompanharam o relator os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Nunes Marques, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Flávio Dino e Dias Toffoli, garantindo maioria pela manutenção da liminar.

A votação no plenário virtual segue aberta e deve ser concluída nesta quarta-feira (1º).

Impacto da decisão

Com o entendimento firmado, o número de deputados federais permanece em 513 para a próxima legislatura. A ampliação para 531 cadeiras havia sido sinalizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base na atualização populacional fornecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A decisão do STF, no entanto, adia a implementação das mudanças para garantir segurança jurídica e previsibilidade no processo eleitoral, assegurando que as regras atuais sigam válidas até 2026.

Mais notícias

plugins premium WordPress