Entretenimento
Entretenimento
A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (15) que o filme “O Agente Secreto” será o representante do Brasil na disputa por uma vaga ao Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional. Dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, o longa concorreu com outras 15 produções inscritas.
No segundo turno da seleção, o filme superou títulos como “Baby”, de Marcelo Caetano; “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; “Manas”, de Marianna Brennand; “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro; e “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi.
A trama é ambientada no Brasil de 1977 e acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna a Recife em busca de paz após fugir de um passado misterioso. No entanto, descobre que a cidade está longe de ser um refúgio.
O elenco reúne nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho e Roberto Diogenes, reforçando o peso artístico da produção.
“O Agente Secreto” já coleciona premiações em festivais internacionais. No Festival de Cannes, Wagner Moura venceu o prêmio de Melhor Ator e Kleber Mendonça Filho recebeu o de Melhor Direção.
O longa também foi reconhecido com o prêmio da crítica internacional da Fipresci e o Prix des Cinémas Art et Essai, concedido pela Associação Francesa de Cinemas de Arte e Ensaio.