Pesquisar

Ceará

Ceará

Reforma da Praça do Ferreira atinge 40% e deve ser entregue em novembro

Prefeito Evandro Leitão fiscalizou andamento da obra, que será concluída a tempo do Natal de Luz e integra plano de requalificação do Centro.
reforma da Praça do Ferreira
A expectativa da Prefeitura é de que a obra seja finalizada antes do Natal de Luz. (Foto: Beatriz Boblitz)

O prefeito Evandro Leitão fiscalizou, na manhã desta segunda-feira (8/9), o andamento das obras de reforma da Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. Segundo a Secretaria da Infraestrutura (Seinf), 40% dos serviços estão concluídos, com previsão de entrega em novembro, a tempo das festividades do Natal de Luz.

Praça histórica terá novo desenho urbano

“É um equipamento símbolo de Fortaleza, um patrimônio histórico que será devolvido em novembro. São 90 trabalhadores diariamente, tudo isso para revitalizar o espaço e promover a realização das festividades”, destacou o prefeito.

Atualmente, os serviços envolvem pavimentação em pedra portuguesa, construção de novos quiosques, instalações elétricas e hidráulicas, além da recuperação de bancos e estruturas. As próximas etapas contemplam a instalação de estruturas acessíveis, fontes interativas e novo sistema de iluminação.

Impacto no comércio e apoio da CDL

A reforma da Praça do Ferreira também visa fortalecer o comércio e o convívio no Centro. O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante, destacou que a obra tem causado impacto mínimo nas vendas.

“Essa reforma é um avanço e não está atrapalhando em nada o varejo. Obras assim reforçam a vontade de vender, de ocupar o Centro, e isso gera empregos”, afirmou.

Já o presidente da Câmara Municipal, Leo Couto, ressaltou que a revitalização faz parte de um projeto maior de requalificação: “A Praça do Ferreira, no coração do Centro, foi iniciada e, com 60 dias, já está com 40% de conclusão. Isso é compromisso e respeito com a população.”

Projeto urbanístico até 2028

A reforma da Praça do Ferreira segue o projeto original dos arquitetos Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, responsáveis pela última grande intervenção na década de 1990. A ordem de serviço foi assinada em conjunto pelo prefeito Evandro Leitão e pelo governador Elmano de Freitas.

Até 2028, a gestão municipal prevê uma requalificação completa do Centro, com instalação de Zonas Azuis de estacionamento e criação de um corredor tecnológico entre as avenidas Dom Manuel e Monsenhor Tabosa.

Mais notícias

plugins premium WordPress