Pesquisar

+ Notícias

+ Notícias

EUA exigem redes sociais públicas para emissão de vistos de estudantes e intercambistas

Nova regra atinge solicitantes de vistos F, M e J e pode impactar diretamente brasileiros que estudam ou fazem intercâmbio nos Estados Unidos.
EUA exigem redes sociais públicas
Não foram especificadas as plataformas digitais que serão analisadas. (Foto: Agência Brasil)

Desde o último domingo (24), a Embaixada dos Estados Unidos passou a exigir que solicitantes de vistos F, M e J — voltados a estudantes, intercambistas culturais, acadêmicos e técnicos vocacionais — mantenham suas contas em redes sociais configuradas no modo público.

Segundo o comunicado oficial, a medida tem como objetivo ampliar as verificações sobre o perfil dos candidatos antes da emissão do documento. No entanto, não foi especificado quais plataformas digitais serão analisadas nem os tipos de conteúdo que poderão ser determinantes para a concessão ou a negativa do visto.

Política migratória mais rígida

A decisão integra um conjunto de medidas do governo norte-americano para endurecer o controle migratório. Na última quinta-feira (21), o secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou a suspensão da emissão de vistos de trabalho para motoristas de caminhão, citando o “número crescente de motoristas estrangeiros”.

No mesmo dia, o Departamento de Estado informou que revisa os registros de mais de 55 milhões de estrangeiros com vistos válidos nos Estados Unidos. O objetivo é identificar possíveis violações que possam resultar na revogação do visto ou até em deportação.

Impacto em estudantes e pesquisadores

A exigência deve impactar diretamente estudantes e pesquisadores estrangeiros, incluindo brasileiros, que formam uma das maiores comunidades acadêmicas nos EUA. A embaixada destacou que as verificações agora incluirão informações de redes sociais como parte da avaliação de elegibilidade.

Especialistas em direito internacional alertam que candidatos deverão redobrar a atenção quanto à exposição de informações pessoais e conteúdos publicados. Postagens podem, a partir de agora, influenciar diretamente a decisão sobre a emissão ou a negação do visto.

Mais notícias

plugins premium WordPress