Empresários cearenses se reúnem em Brasília para discutir tarifaço de Trump

Encontro com o vice-presidente Geraldo Alckmin acontece nesta terça-feira.
A taxação estadunidense afeta diretamente o Ceará, que tem o país norte-americano como principal parceiro econômico. (Foto: Reprodução)

Um grupo de empresários cearenses, acompanhado do governador Elmano de Freitas (PT), se reúne nesta terça-feira, dia 29 de julho, em Brasília, com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). A pauta do encontro é a negociação de medidas para reduzir o impacto da tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. Empresários buscam soluções para reduzir os prejuízos com a tarifa que entra em vigor na próxima sexta-feira, dia 1° de agosto.

Os Estados Unidos são o principal parceiro comercial do Ceará, que deve ser um dos estados brasileiros mais afetados pela medida de Donald Trump. Produtos de aço, pescados, sucos, castanha e pás eólicas são exportados pelo Ceará para os EUA e vão sofrer impacto com a taxa de 50%.

No ano passado, 44,9% de todas as exportações cearenses foram para os Estados Unidos. Já de janeiro a junho deste ano, 51% das exportações cearenses foram para os americanos.

Mais notícias

plugins premium WordPress