Pesquisar

Turismo

Turismo

Movimentação de passageiros cresce nos aeroportos brasileiros em 2025

Brasil registra alta de 10% no fluxo de passageiros em aeroportos no primeiro semestre do ano.
movimentação de passageiros cresce
Mais de 61,8 milhões de embarques e desembarques foram registrados no primeiro semestre de 2025. (Foto: Tiago Stille)

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros apresentou um crescimento expressivo no primeiro semestre de 2025, com 61,8 milhões de embarques e desembarques em voos nacionais e internacionais. O número representa um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados divulgados pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

No total, 13,8 milhões de viajantes utilizaram voos internacionais, o que corresponde a uma alta de 15,3%. Por outro lado, os voos domésticos movimentaram mais de 40 milhões de pessoas, marcando um crescimento de 8,6%. Esse avanço reflete o fortalecimento da aviação civil brasileira e o impacto positivo sobre setores como turismo, hotelaria e economia regional.

Crescimento é puxado pelo Galeão e por Confins

De acordo com levantamento com base no Relatório de Demanda e Oferta da Anac, o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, liderou o aumento da movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros, com salto de 6,5 milhões para 8,2 milhões de usuários, crescimento de mais de 26%.

Em seguida, o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, apresentou aumento de quase 15%, com 6,2 milhões de passageiros transportados. Já o maior terminal do Brasil, Guarulhos, em São Paulo, cresceu 8%, acumulando quase 22 milhões de embarques e desembarques nos primeiros seis meses do ano.

Aeroporto de Brasília registra o melhor desempenho desde 2019

Outro destaque do semestre foi o Aeroporto de Brasília, que, embora tenha perdido uma posição no ranking de mais movimentados, teve um aumento de 7,6%, totalizando 7,5 milhões de passageiros. Esse é o melhor resultado do terminal desde 2019.

O ministro Silvio Costa Filho afirmou, em nota oficial, que “estamos vivendo o melhor período da nossa aviação civil e os números comprovam isso. Se mantivermos esse ritmo no segundo semestre deste ano, vamos fechar 2025 com o melhor resultado da história”.

Mais notícias

plugins premium WordPress