Ceará
Ceará
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) vai suspender, nesta quarta-feira (23), o abastecimento de água em diversos bairros de Fortaleza e Caucaia. A medida será necessária para realização de manutenção na adutora da Estação de Tratamento de Água Oeste (ETA-Oeste), das 5h às 19h.
A operação do sistema será interrompida por conta da complexidade do serviço na adutora, responsável por transportar água bruta até a ETA-Oeste, que é a segunda maior estação de tratamento do Ceará, com capacidade de até 5 m³/s. A Cogerh atua em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), que também participa da operação e do abastecimento da Região Metropolitana.
Durante o período de manutenção, mais de 50 bairros de Fortaleza e 60 de Caucaia ficarão temporariamente sem água. A recomendação é para que os moradores economizem água durante todo o dia. Além disso, a Cagece informa que, como o sistema funciona por pressão, as áreas centrais devem receber água mais rapidamente. Já regiões mais altas podem levar até 48 horas para a normalização completa do fornecimento.
Entre os bairros afetados em Fortaleza, estão: Antônio Bezerra, Álvaro Weyne, Cristo Redentor, Parquelândia, Jardim Iracema, Montese, Presidente Kennedy e Pirambu, entre outros. Já em Caucaia, a suspensão atinge bairros como Jurema, Icaraí, Parque Potira, Tabapuá, Capuan, Padre Romualdo e Metrópole.
A ETA-Oeste, inaugurada em 2012, opera com dois módulos de tratamento e tecnologia de dupla filtração, garantindo maior eficiência no tratamento da água. Os módulos C e D estão preparados para operar, caso haja aumento da demanda. A estação é estratégica para o abastecimento de bairros centrais e periféricos da Capital e da Região Metropolitana.
A Cagece disponibiliza atendimento gratuito pelo número 0800 275 0195, pelo aplicativo Cagece App (Android e iOS) e também pelo site oficial: www.cagece.com.br.