Esporte
Esporte
O Brasil encerrou neste domingo (20) a fase de grupos na liderança geral e garantiu sua vaga nas quartas de final da Liga das Nações com uma vitória de virada sobre a Alemanha, por 3 sets a 1. A partida, disputada com uma equipe parcialmente reserva, teve parciais de 21/25, 25/23, 25/20 e 25/21. Com o resultado, a seleção comandada por Bernardinho agora se prepara para enfrentar a China, anfitriã da fase decisiva, no próximo dia 30 de julho, em Ningbo.
Embora o Brasil já estivesse classificado e com a primeira colocação garantida desde a véspera, o grupo manteve o foco e aproveitou a última rodada para dar ritmo aos atletas menos utilizados. O levantador Matheus Brasília esteve entre os destaques da equipe alternativa e celebrou a atuação. “Vitória é sempre importante. Vamos para a fase final mais motivados, mais preparados”, afirmou ao site da Confederação Brasileira de Vôlei.
A escalação inicial contou com Matheus Brasília, Arthur Bento, Lukas Bergmann, Matheus Pinta, Thiery, Alan e Maique. O ponteiro Arthur Bento, de 21 anos, foi o maior pontuador do jogo com 20 acertos. Para ele, a partida serviu como uma oportunidade única de mostrar o trabalho do elenco renovado. “Mesmo sem valer classificação, pra gente era uma final. A gente conseguiu jogar bem taticamente”, declarou.
Além disso, o time conseguiu corrigir os erros do primeiro set e impôs mais pressão no saque, além de melhorar a recepção nos momentos decisivos. Com isso, conquistou mais uma vitória na competição e chega embalado para a próxima fase.
Com o encerramento da fase classificatória, foram definidas as seleções que seguem na disputa. Além de Brasil e China, também avançaram Itália, França, Japão, Polônia, Eslovênia e Cuba. A fase eliminatória começa no dia 30 de julho, e a final será disputada em 3 de agosto.
Para o técnico Bernardinho, a atenção agora se volta completamente à fase de mata-mata. “Zera tudo agora. É mata-mata. Quem ganhar segue, quem perder volta para casa”, ressaltou. Segundo ele, o time trabalhará forte para chegar bem preparado à China.