Entretenimento
Entreterimento
O Festival Bora atraiu cerca de 30 mil pessoas em seu primeiro fim de semana de atividades culturais gratuitas em Fortaleza, entre os dias 4 e 6 de julho. Com eventos espalhados em espaços emblemáticos da cidade, como o Teatro São José, o Passeio Público, o Píer da Barra do Ceará, o Anfiteatro da Volta da Jurema e a Praia de Iracema, a programação reuniu uma variedade de linguagens artísticas, promovendo o acesso à cultura de forma descentralizada.
Realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e do Instituto Cultural Iracema (ICI), o festival segue até 20 de julho com atrações que vão do Titanzinho à Barra do Ceará, valorizando a produção artística local em diversos territórios da capital.
A abertura da programação contou com shows, rodas de conversa, espetáculos de teatro e dança, além de passeios de barco pelo Rio Ceará e apresentações de samba, chorinho e teatro de bonecos. A população respondeu de forma positiva ao chamado, ocupando os espaços públicos com entusiasmo. No palco montado no Estoril, passaram atrações como Os Garotin, Di Ferreira e o Baile Groovado, com DJs Viúva Negra, Bugzinha e Rafa Lima.
A secretária da Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa, destacou o impacto do evento: “Fortaleza tem um potencial imenso e a acolhida da programação pelo público nesse primeiro fim de semana mostrou que há uma disposição coletiva para vivenciar novas experiências. O Bora traduz essa representatividade de quem vê o seu território reconhecido”.
A programação continua nesta sexta-feira (11), com o Ateliê Aberto – Fortaleza Cidade Criativa do Design e o espetáculo Preta Rainha, da Cia Dita, no Teatro São José. No sábado (12), o destaque vai para a roda de conversa com as rappers Duquesa e Cabulosa, seguida de show no Estoril.
O domingo (13) começa com o passeio ciclístico Roda Rosa, no Mucuripe, e oficinas de capoeira e maculelê na Comunidade da Graviola. À tarde, o Espigão do Titanzinho recebe o Samba dos Amigos, e o encerramento será ao som da Orquestra Cabulosa, no Anfiteatro da Beira Mar, ao pôr do sol.