Pesquisar

Esporte

Esporte

CEO da WTT responsabiliza Hugo Calderano por ausência no Grand Smash de Las Vegas

Brasileiro, terceiro do ranking mundial, foi impedido de entrar nos EUA devido a restrição relacionada a viagem a Cuba.
Hugo Calderano não conseguiu o visto para competir nos Estados Unidos. (Foto: Reuters)

O CEO da World Table Tennis (WTT), Steve Dainton, comentou, no último domingo (6), a ausência do brasileiro Hugo Calderano no WTT Grand Smash Las Vegas, um dos principais torneios do circuito mundial da modalidade. Calderano, atualmente o terceiro colocado no ranking mundial, não pôde viajar aos Estados Unidos por conta de problemas com o visto, após ter visitado Cuba em 2023.

Em entrevista ao site da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT), Dainton lamentou a ausência do brasileiro, mas afirmou que a responsabilidade pela situação é do próprio atleta. “Tê-lo aqui seria importante. Mas temos encorajado os jogadores a se prepararem com meses de antecedência para retirarem seus vistos e aqueles que o fizeram não tiveram maiores problemas”, declarou. Ele completou dizendo que “ser profissional demanda mais que apenas performance na mesa”.

Apesar de possuir cidadania portuguesa, que normalmente isenta da necessidade de visto para entrada nos EUA, Hugo foi considerado inelegível para o benefício. Isso ocorreu por causa de sua ida a Cuba, o que fere a Lei de Melhoria do Programa de Isenção de Visto e Prevenção de Viagens Terroristas, em vigor desde 2015. A legislação veta o ingresso sem visto de cidadãos que tenham visitado o país caribenho após 2021.

Segundo sua assessoria de imprensa, o brasileiro buscou um visto emergencial, com apoio da USATT e do Comitê Olímpico e Paralímpico dos EUA (USOPC), mas não havia disponibilidade de entrevista consular a tempo para sua participação na competição. Até o momento, Calderano não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

Brasil com outros representantes em Las Vegas

Mesmo com a ausência de Hugo, o Brasil conta com outros nomes no torneio. No masculino, Vitor Ishiy, 48º no ranking, enfrenta Hiroto Shinozuka (29º) neste domingo, às 23h45 (horário de Brasília). Ishiy também disputa a chave de duplas masculinas ao lado de Guilherme Teodoro, enquanto Leonardo Iizuka atua em parceria com o australiano Hwan Bae.

No feminino, a representante brasileira é Bruna Takahashi, 19ª do mundo, que enfrenta a egípcia Dina Meshref (46ª). Giulia Takahashi compete nas duplas femininas com Laura Watanabe, e também nas duplas mistas ao lado de Guilherme Teodoro.

Mais notícias

plugins premium WordPress