Esporte
Esporte
O tenista João Fonseca, de apenas 18 anos, fez história nesta quarta-feira (2) ao vencer o americano Jenson Brooksby por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 5/7, 6/2 e 6/4, e garantir vaga na terceira rodada de Wimbledon. Com o resultado, o carioca se tornou o mais jovem tenista a alcançar essa fase do torneio desde 2011, superando a marca do alemão Bernard Tomic, que chegou às quartas de final naquele ano com 18 anos e oito meses — dois a mais que Fonseca.
A vitória também coloca João como o primeiro brasileiro a avançar à terceira rodada do Grand Slam londrino desde Thomaz Bellucci, em 2010. O resultado iguala ainda a melhor campanha de Fonseca em torneios de nível Major, repetindo o desempenho recente em Roland Garros.
O próximo adversário do brasileiro será o chileno Nicolas Jarry, atual 143º do mundo e ex-número 16 do ranking. Jarry venceu o americano Learner Tien por 3 sets a 0 e enfrentará Fonseca possivelmente nesta sexta-feira (4).
O duelo contra Brooksby foi marcado por intensidade e equilíbrio. O americano, de 24 anos, vinha de bom desempenho recente, tendo sido vice-campeão do ATP 250 de Eastbourne e classificado pelo qualificatório em Wimbledon. Apesar disso, João Fonseca demonstrou maturidade, apostando em jogadas agressivas e administrando os momentos decisivos com eficiência.
Fonseca quebrou o saque do adversário em momentos estratégicos, abrindo vantagem no primeiro set, cedendo o segundo com uma quebra no fim, mas retomando o controle no terceiro e fechando a partida no quarto set com nova quebra e um saque potente.
Caso siga avançando, João Fonseca pode enfrentar nomes de peso. Nas oitavas de final, o adversário deve sair entre Lehecka ou Norrie; nas quartas, poderá cruzar com Carlos Alcaraz ou Andrey Rublev. A semifinal pode ter Taylor Fritz, enquanto na final os possíveis rivais incluem Jannik Sinner, Novak Djokovic ou Jack Draper.