Turismo
Turismo
Com o início das férias escolares e a realização de festas típicas, o mês de julho promete ser um dos mais movimentados para o setor turístico no Ceará nos últimos anos. De acordo com a Secretaria do Turismo do Estado (Setur), a projeção é de que cerca de 510 mil visitantes circulem pelo estado ao longo do mês, o que representa um aumento de 10,7% em comparação com julho do ano passado.
A estimativa é que essa movimentação resulte em R$ 1,96 bilhão de receita direta, com impacto total de R$ 3,43 bilhões na economia local. O cálculo considera diferentes áreas, como hospedagem, alimentação, transporte, comércio e serviços de receptivo turístico.
Entre os turistas esperados, 472 mil são brasileiros e 38 mil vêm do exterior, consolidando o estado como destino em evidência tanto no mercado interno quanto internacional. A taxa média de ocupação hoteleira deve ficar em torno de 80%, com aproximadamente 209,7 mil hóspedes em Fortaleza e 47,7 mil nos principais destinos do interior.
A malha aérea ampliada e o clima favorável ao turismo de vento e natureza são fatores que devem intensificar a movimentação nos terminais de Fortaleza, Jericoacoara e Juazeiro do Norte, que juntos devem receber cerca de 670 mil passageiros durante o mês.
O governador Elmano de Freitas destacou a importância do turismo para o desenvolvimento econômico do estado e afirmou: “Seguimos trabalhando juntos, o Governo do Estado e o trade turístico, de forma estratégica para impulsionar o setor no Ceará”.
O secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, também comentou os resultados. “Temos investido fortemente em promoção, voos, infraestrutura e qualificação dos nossos destinos. Julho é um dos nossos períodos mais simbólicos, e o crescimento de mais de 10% em relação ao ano passado mostra que estamos no caminho certo”, destacou.