Pesquisar

Economia

Economia

Inflação na RMF desacelera para 0,44% em junho, aponta IBGE

Maior alta foi registrada no grupo Habitação, enquanto Artigos de residência teve queda mais expressiva.
O grupo de habitação teve aumento de 1,09% no mês. (Foto: Prefeitura de Fortaleza)

A inflação na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) registrou variação de 0,44% em junho, segundo dados do IBGE, divulgados nesta quarta-feira (26). O índice representa uma desaceleração em relação à taxa de 0,66% observada em maio.

Habitação lidera altas; Artigos de residência recuam

Entre os grupos de produtos e serviços avaliados pelo IPCA-15, a maior alta foi registrada em Habitação, com aumento de 1,09% no mês. Em seguida, o grupo Saúde e cuidados pessoais teve avanço de 0,76%. Já o grupo Artigos de residência apresentou a maior retração, com queda de 0,60%.

Acumulado trimestral e em 12 meses

O IPCA-E, que representa o acumulado do segundo trimestre do IPCA-15, atingiu 1,45%. No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador registrou alta de 5,32%, levemente abaixo dos 5,36% apurados nos 12 meses anteriores.

Em junho de 2024, a taxa havia sido de 0,48%, o que reforça a tendência de desaceleração no ritmo de crescimento dos preços na região.

Os dados do IPCA-15 funcionam como uma prévia da inflação oficial e servem como importante termômetro para o comportamento dos preços ao consumidor.

Mais notícias

plugins premium WordPress