+ Notícias
+ Notícias
O governo de Israel confirmou, na madrugada desta sexta-feira (13), a realização de uma série de bombardeios contra alvos militares e nucleares no Irã. Segundo o Exército israelense, os ataques ocorreram sob orientação direta do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e integram uma operação em duas fases, já em andamento.
De acordo com o comando militar de Tel Aviv, a ofensiva atingiu “dezenas de alvos relacionados ao programa nuclear e a outras infraestruturas militares” em diversas regiões do território iraniano. Fontes militares informaram que a primeira fase da operação foi concluída, com aeronaves de guerra conduzindo os ataques.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou que a Central de Enriquecimento Nuclear de Natanz, localizada no centro do país, foi atingida pelos bombardeios. Em nota oficial publicada na rede social X, o diretor-geral Rafael Grossi declarou que o órgão está “monitorando de perto a situação preocupante no Irã” e que, até o momento, os níveis de radiação não sofreram alterações.
A AIEA também informou que, de acordo com as autoridades iranianas, a Central Nuclear de Bushehr, no sul do país, não foi atingida pelos ataques. Bushehr está em operação desde 2011 e representa outro ponto estratégico da infraestrutura nuclear iraniana.
Agências de notícias oficiais iranianas relataram que ao menos nove pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas em consequência dos bombardeios. Não há confirmação oficial sobre a identidade das vítimas ou se entre elas estão civis ou militares.