Pesquisar

Ceará

Ceará

Ceará tem maio com maior número de armas apreendidas desde 2018

Fortaleza registra aumento de quase 38% nas apreensões; Interior Sul e Região Metropolitana também se destacam.
Foram 608 armas recolhidas em todo o estado do Ceará durante o mês de maio. (Foto: SSPDS)

O Ceará alcançou em maio de 2025 o melhor resultado em apreensão de armas de fogo para esse mês nos últimos sete anos. Com 608 armas recolhidas em todo o estado, houve um aumento de 11,2% em relação a maio de 2024, que registrou 547 apreensões. Em Fortaleza, o crescimento foi de 37,9%, com 182 armas retiradas de circulação.

Os dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). O secretário Roberto Sá atribui o desempenho à combinação de investimentos em tecnologia, inteligência e policiamento ostensivo, além da reestruturação das forças de segurança estaduais, que fortaleceu o combate à criminalidade.

Destaques regionais

Entre as regiões cearenses, o Interior Sul teve um avanço de 12%, passando de 117 armas apreendidas em maio de 2024 para 131 em maio de 2025. Já na Região Metropolitana, foram 616 armas apreendidas nos primeiros cinco meses do ano, número 7,9% maior que no mesmo período de 2024.

A Região Norte registrou 901 apreensões entre janeiro e maio deste ano, ante 840 no mesmo período do ano anterior, um aumento de 7,3%. No Sul, foram 727 apreensões, contra 678 em 2024. Em Fortaleza, o total chegou a 702 armas de janeiro a maio, um acréscimo de 6,5%.

Resultados acumulados e reestruturação

Entre janeiro e maio de 2025, 2.946 armas foram retiradas de circulação em todo o estado, 7,2% a mais do que as 2.748 apreendidas no mesmo intervalo do ano anterior. A média diária estadual de apreensões em maio foi de 19,61 armas.

O desempenho está diretamente ligado à criação de novas estruturas dentro da segurança pública, como a Delegacia Especializada em Armas de Fogo, Munições e Explosivos (Desarme), implantada após a reestruturação das forças de segurança sancionada em 2024. A unidade atua no rastreamento e bloqueio das rotas de tráfico de armamentos.

Reconhecimento aos profissionais da segurança

O secretário Roberto Sá destacou o esforço diário das equipes envolvidas. “Nesses primeiros cinco meses, tivemos uma média diária de quase 20 armas de fogo recolhidas da criminalidade em todo o Ceará. E isso é resultado de muito trabalho”, afirmou. Ele ainda agradeceu aos profissionais que, segundo ele, “arriscam suas vidas diariamente para proteger a população”.

Mais notícias

plugins premium WordPress