Ter uma boa uma boa gestão financeira em sua empresa, será quase sempre uma tarefa com um certo grau de complexidade que envolverá, dentre outras atividades, o manejo de suas contas a pagar e a receber de uma maneira que resvale em um fluxo de caixa eficiente, o o qual lhe permita controlar seu capital de giro com equilíbrio e lhe proporcione lucro.
Para se promover lucro com a atividade de gestão financeira, é fundamental que tenhamos um planejamento financeiro que nos dê base para nossas decisões.
O planejamento financeiro dá condições para que os gestores possam avaliar quanto e onde poderão investir os ativos da empresa de uma maneira a atender aos objetivos dos resultados esperados.
É comum montarmos planejamentos financeiros com base anual, mas alguma empresas acabam preferindo montar com base semestral, muitas vezes motivado pela complexidade do negócio, ou dependendo da fase que a empresa esteja.
Montar o planejamento financeiro da empresa não é um trabalho fácil. É preciso contar com pessoas capacitadas e que tenham poder de decisão dentro do negócio.
Diante dessa necessidade, há metodologias conhecidas que auxiliam na estruturação do plano:
A utilização de todos em conjunto, por exemplo, é comum no mercado, já que são complementares e até mesmo reforçam as teorias umas das outras.
A complementação do 5W2H pela análise SWOT garante que o negócio esteja no caminho certo quanto ao nicho de atuação Mais do que isso, que tenha noção do mercado como um todo. Por fim, quando complementados pelo PDCA, garantem que a operação esteja em constante atualização em termos de processos.
O primeiro passo para a criação do planejamento é entender a situação da empresa: dívidas, recebimentos, prazos…
Com tudo isso em mente, a dica é quitar todas as pendências antes de iniciar o próximo planejamento. Caso não seja possível, trate de alocar tudo o que é devido ou ainda será recebido separadamente ao plano futuro.
O orçamento é, basicamente, uma base do que a empresa possui para aplicar durante o ano.
Deve tomar como base seus objetivos, metas e planos. Neste documento, tudo será visto em projeções – de vendas, de despesas, de faturamento.
Com isso em mãos, você terá à disposição quanto poderá gastar em cada ação. Contratação de equipe, implementação de tecnologias, investimento para eventos, entre outros, serão encaixados dentro da previsão orçamentária.
Além de definir limites de gastos e previsões de faturamento, é necessário montar uma rotina de registros financeiros. Algumas vezes, pequenos gastos, que isolados parecem inofensivos – podem se tornar verdadeiras bolas de neve e criar situações ruins para o caixa da empresa.
Sua equipe de vendas realiza visitas externas e viagens corporativas, então é muito importante registrar todos os gastos e manter os colaboradores alinhados com a política de controle de despesas.
Por isso, não menospreze nenhum custo e deixe claro a todos os envolvidos que tudo precisa ser devidamente registrado. Só assim será possível manter o domínio previsto no planejamento para que as coisas não fujam do controle.
Se você não sabe onde deseja chegar tudo fica mais complicado por tanto, antes de começar, é preciso saber o motivo pelo qual a empresa está se planejando, ou seja, quais os seus objetivos.
Ao colocar todas as metas visadas pela gestão, ficará mais fácil analisar o quão perto a empresa está, quais foram os acertos e erros ao longo do período. As revisões ficarão mais claras e todos saberão quais são os planos para colaborar em prol do resultado.
É importante, também, lembrar das Métricas e KPIs Financeiros. Esses indicadores são peças-chave para identificar se as metas estão sendo alcançadas ou não, conforme o planejamento.
Com base em suas metas, tente traçar planos realistas para alcançar tais objetivos. Aqui começamos a ver a parte prática começar a se tornar realidade.
Mapeie as ações necessárias e crie um cronograma para que sejam realizados da forma correta e em tempo hábil.
Quer aumentar as vendas? Seu plano de ação deverá envolver áreas como o financeiro, vendas e o marketing, por exemplo. Saiba quanto será investido, qual o retorno esperado e de qual maneira esse movimento impactará os cofres do negócio.
Ao planejar ações, é fundamental registrar todas as necessidades para que não haja surpresas no futuro.
As empresas que superaram as dificuldades contavam com comitês de gestão de crise e de previsão também. É claro que as consequências não estavam previstas, mas o planejamento as preparou para um cenário negativo, o que facilitou a mudança de rumo e novas ações para enfrentar a crise.
Fazer tais previsões ajuda a preparar a empresa, seus funcionários e executivos para os momentos mais complicados.
Espero os ter ajudado a compreender como montar seu Planejamento Financeiro de uma maneira mais simplificada.