+ Notícias
+ Notícias
Termina às 23h59 desta sexta-feira (25) o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 e para apresentar justificativa de ausência nas provas da edição anterior. Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, utilizando login Gov.br.
A gratuidade pode ser solicitada por estudantes da rede pública, bolsistas integrais de escolas privadas, inscritos no CadÚnico e beneficiários do programa Pé-de-Meia. Em 2024, 63,6% dos 4,3 milhões de inscritos confirmados tiveram isenção. O valor da taxa de inscrição para este ano ainda não foi divulgado, mas foi de R$ 85 no ano passado.
Candidatos que foram isentos da taxa em 2024, mas não compareceram às provas, precisam justificar a ausência para solicitar novamente a isenção em 2025. A justificativa deve ser feita com documentos comprobatórios, conforme previsto no Anexo I do edital do Inep, como:
Boletins de ocorrência por assalto ou furto;
Comprovação de emergência médica, internação ou repouso;
Certidões de casamento, nascimento, óbito ou mudança de endereço;
Documentos judiciais em caso de privação de liberdade.
O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 12 de maio. Quem tiver o pedido negado poderá entrar com recurso entre os dias 12 e 16 de maio, com resultado final no dia 22 de maio.
A isenção aprovada não garante participação no Enem 2025. Os candidatos, mesmo isentos, ainda precisarão realizar a inscrição no exame dentro do prazo oficial que será divulgado posteriormente pelo MEC. Quem tiver o pedido de isenção indeferido terá que pagar a taxa para se inscrever.