Poder
Poder
A sessão desta quinta-feira (10) da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) foi suspensa após uma acalorada troca de acusações entre os vereadores Julierme Sena (PL) e Adriana Gerônimo (Psol). A confusão ocorreu durante os debates sobre um projeto de indicação do vereador Tony Brito (União), que propunha a reforma de um posto de saúde na Barra do Ceará.
O ponto de tensão começou com uma crítica do vereador Jorge Pinheiro (PSDB), que, mesmo votando favoravelmente à proposta, disse que ela era insuficiente. Ele aproveitou para questionar a falta de medicamentos nas unidades de saúde e os gastos da Prefeitura com os festejos do aniversário da cidade, crítica que foi seguida por outros vereadores da oposição, entre eles Julierme Sena.
Durante sua fala, Julierme questionou os cachês pagos a artistas contratados sem licitação para o aniversário de 299 anos de Fortaleza e classificou os gastos como desperdício de dinheiro público. “O investimento na Cultura poderia e deveria ser investido na saúde pública, hoje agonizante”, afirmou.
A vereadora Adriana Gerônimo rebateu, afirmando que a oposição tenta cobrar soluções imediatas para os problemas herdados da gestão anterior. Ela também defendeu a legalidade da contratação dos artistas, citando a inexigibilidade prevista na Lei de Licitações. Gerônimo ainda criticou o “incômodo” da oposição com eventos populares e descentralizados.
O embate entre os dois atingiu o ápice quando Julierme Sena, em sua fala como líder do PL, atacou diretamente a vereadora do Psol. “Vou contrapor a fala estúpida da vereadora do Psol, que é a favor das drogas, do aborto e o escambau”, disse. Gerônimo respondeu: “Estúpido é você, querido.” A troca de insultos continuou com ambos se acusando de desrespeito.
Diante da confusão e dos gritos no plenário, o presidente da Casa, Leo Couto (PSB), pediu a suspensão da sessão, que não teve prosseguimento.