Ceará
Ceará
A Prefeitura de Sobral articula, em parceria com o Ministério da Saúde e o Governo do Estado do Ceará, um conjunto de ações para enfrentar a crise que atinge a Santa Casa de Misericórdia do município. A unidade, considerada estratégica para a rede hospitalar da Região Norte, vive uma situação financeira e estrutural crítica, com reflexos diretos no atendimento à população. A situação foi tema de reunião realizada nesta terça-feira (8), em Brasília.
Durante o encontro, os representantes discutiram alternativas para garantir a sustentabilidade financeira e a operacionalidade da Santa Casa. A principal preocupação é assegurar a continuidade dos atendimentos, que beneficiam não apenas Sobral, mas municípios de toda a macrorregião.
Entre as medidas propostas, está a realização de uma nova reunião em Sobral, com a presença de técnicos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde, para análise in loco da estrutura e do funcionamento da unidade hospitalar.
O grupo, que contou com a presença do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Dr. Mozart Sales; da secretária da Saúde de Sobral, Dra. Michelle Alves; da secretária da Saúde do Ceará e presidente do Conass, Dra. Tânia Mara Coelho, e do deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil), também defendeu um plano de ação conjunta entre os três níveis de governo, voltado ao reequilíbrio da instituição e ao fortalecimento da rede de saúde regional.
Ao final da reunião, os gestores manifestaram otimismo quanto à articulação de uma solução integrada para enfrentar a crise e garantir o atendimento.