Pesquisar

Entretenimento

Entreterimento

Pinacoteca celebra os 299 anos de Fortaleza com programação especial

Museu promove espetáculos, oficinas, exibição de curtas e visitas mediadas durante a semana de aniversário da cidade.
Programação celebra a arte, a história e os 299 anos da capital cearense. (Foto: Marilia Camelo)

A Pinacoteca do Ceará realiza, de quarta-feira (9) a domingo (13), uma programação especial em homenagem aos 299 anos de Fortaleza, com destaque para o encerramento da exposição “Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira (1964-1985)”. O museu também promove atividades com o curador Orlando Maneschy, do coletivo Delírio Tropical, além de oficinas, visitas mediadas, exibição de filmes e apresentações artísticas.

Na quarta-feira (9), a abertura das atividades ocorre com o “Yoga ao pôr do sol”, das 17h30 às 18h30, conduzido por Ceci Shiki. Já na quinta (10), a programação inclui uma visita mediada à exposição “Delírio Tropical”, com o curador Orlando Maneschy, das 16h às 17h.

Na sexta-feira (11), acontece a “Mostra Delírio Tropical”, das 10h às 12h, reunindo trabalhos audiovisuais de artistas da exposição, seguida de debate com Maneschy. À tarde, das 15h às 18h, o curador realiza leitura de portfólios com seis artistas previamente inscritos.

No sábado (12), haverá uma visita temática às exposições em cartaz, das 16h às 17h, e o Ateliê de Gravura em EVA, das 16h às 18h, destinado a participantes a partir de 14 anos. Às 18h, o Balé Jovem do Pirambu apresenta o espetáculo “Pra onde o vento sopra”, celebrando a memória e a resistência da comunidade do bairro Pirambu.

O domingo (13), data do aniversário de Fortaleza, começa com a exibição do curta-metragem “A Mulher Barco | La Femme Bateau”, às 11h, seguida de conversa com o diretor Tibico Brasil e Dodora Guimarães, presidente do Instituto Sérvulo Esmeraldo. No mesmo dia, duas edições da oficina Ateliê Criança Cria: Cartão Postal serão realizadas às 10h e 15h, com 15 vagas para crianças a partir de 6 anos.

Encerrando sua temporada, a mostra “Que país é este?”, de Jorge Bodanzky, continua em cartaz até domingo, com uma seleção de imagens e filmes que retratam criticamente o Brasil durante a ditadura militar.

Mais notícias

plugins premium WordPress