Ceará
Ceará
O Ministério da Saúde incluiu de forma permanente a vacina contra a gripe (influenza) no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos. A medida, também recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo garantir proteção contínua aos públicos mais vulneráveis às complicações da doença.
Anteriormente aplicada apenas durante campanhas sazonais, a vacina agora estará disponível durante todo o ano para esses grupos. Demais públicos prioritários, como profissionais de saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com comorbidades ou deficiência, continuarão sendo contemplados por estratégias específicas de vacinação.
De acordo com Vanessa Soldatelli, coordenadora de Imunização de Fortaleza, a ampliação é uma medida essencial. “Ao garantir a imunização ao longo de todo o ano, ampliamos a cobertura vacinal e reduzimos o risco de complicações graves decorrentes da gripe. É fundamental que os públicos elegíveis busquem os postos de saúde para se vacinar e reforçar a sua proteção”, afirmou.
A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, em todos os postos de saúde da capital. Já nos finais de semana e feriados, o atendimento segue em duas unidades: Mattos Dourado (Edson Queiroz) e Geraldo Madeira Sobrinho – Pio XII (São João do Tauape), das 8h às 16h30.
Desde o início antecipado da campanha, em 1º de abril, até o último domingo (6), já foram aplicadas 29.069 doses da vacina contra a gripe em Fortaleza, voltadas ao público-alvo.