Pesquisar

Poder

Poder

Elmano promete concluir até dezembro as obras da linha Aeroporto do VLT de Fortaleza

Novo ramal conectará sistema metroferroviário ao terminal aéreo e integrará futuras estações CEU e Castelão.
O governador Elmano de Freitas esteve, nesta segunda-feira (7), na estação do aeroporto acompanhando as obras. (Foto: Thiago Gaspar)

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, nesta segunda-feira (7), que as obras da linha Aeroporto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Fortaleza, serão concluídas até o fim deste ano. A declaração foi feita durante visita técnica ao canteiro de obras do novo ramal, que ligará a Estação Expedicionários, da Linha Nordeste, ao Aeroporto Internacional Pinto Martins.

Com 2.430 metros de extensão, incluindo 500 metros em trecho elevado, a linha será o elo direto entre o sistema metroferroviário da capital e o terminal aeroportuário. Segundo o governo estadual, cerca de 60% da estrutura física já está finalizada. Ainda estão em execução a rampa de acesso elevada, 1,5 km da via permanente, sistemas de sinalização, pátio de estacionamento e áreas de urbanização próximas à Estação Expedicionários.

Durante a visita, Elmano enfatizou a relevância da obra para a mobilidade urbana de Fortaleza. “Chegaremos a ter mais de 2 mil metros de via conectando as linhas. Também teremos um ganho social importante com a urbanização, que prevê quadra poliesportiva, parquinho infantil, entre outros equipamentos”, disse.

O investimento total supera os R$ 82 milhões, com entrega prevista em até 12 meses após o início das obras, que ocorreu oficialmente em 9 de janeiro. Atualmente, 86 trabalhadores atuam diretamente na execução do projeto, com estimativa de gerar até 180 empregos indiretos. A expectativa é que a nova Estação Aeroporto atenda até 35 mil passageiros por dia.

O secretário da Infraestrutura, Hélio Winston, também participou da visita e reforçou que a linha representa um avanço na integração entre zonas da cidade. “Teremos uma grande ligação desde o Mucuripe até a Parangaba. No segundo semestre, teremos o início das obras de duas novas estações que também farão parte da Linha Aeroporto”, afirmou.

A Linha Nordeste do VLT atualmente cobre 22 bairros, com 13,2 km de extensão e 11 estações em operação. A nova linha Aeroporto será o ponto de partida para o futuro ramal Aeroporto-Castelão, projeto anunciado em fevereiro que incluirá as futuras estações CEU (Condomínio Espiritual Uirapuru) e Castelão.

Mais notícias

plugins premium WordPress