Pesquisar

Ceará

Ceará

Mais de 136 mil eleitores no Ceará podem ter título cancelado

TRE-CE alerta para as consequências do cancelamento, como impedimento para concursos públicos e matrículas em instituições oficiais.
O prazo para a regulação do título de eleitor segue até o dia 19 de maio de 2025. (Foto: Reprodução)

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) identificou que mais de 136 mil eleitoras e eleitores do estado estão em risco de ter o título cancelado por não comparecerem aos três últimos pleitos eleitorais — considerados como turnos — sem justificativa nem pagamento de multa. Ao todo, 138.289 pessoas estão na lista de faltosos, sendo que a maioria já cumpre os critérios para cancelamento.

Esses eleitores têm até o dia 19 de maio de 2025 para regularizar a situação e evitar sanções legais. O não cumprimento pode acarretar impedimentos diversos, como restrições para assumir cargos públicos, dificuldades na renovação de matrícula em instituições oficiais de ensino e outros entraves burocráticos.

Como consultar e resolver pendências

Para saber se o título está em situação irregular, é necessário consultar o site do TRE-CE. Caso haja pendências, a regularização pode ser feita por diferentes canais, como o aplicativo e-Título (para quem já tem biometria cadastrada), o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou presencialmente nos cartórios eleitorais, centrais e postos de atendimento.

Quem preferir atendimento presencial pode conferir os endereços e contatos de cada unidade no portal do TRE-CE. Também é possível tirar dúvidas pelo WhatsApp da Justiça Eleitoral cearense, no número (85) 3195-8400.

Mais notícias

plugins premium WordPress