Entretenimento
Entreterimento
A Universidade de Fortaleza (Unifor) inaugura na próxima terça-feira (8), às 9h30, a mostra fotográfica “Memórias e Afetos: 100 anos de Edson Queiroz”, dando início à programação comemorativa do centenário de nascimento do empresário cearense. A exposição será aberta ao público no hall da Biblioteca da Unifor, com solenidade no Auditório da Biblioteca, reunindo familiares, amigos e colaboradores da instituição.
Com curadoria de Jari Vieira, a exposição reúne 32 fotografias que retratam momentos marcantes da vida de Edson Queiroz, tanto em sua atuação empresarial quanto em seu convívio familiar. As imagens evidenciam sua dedicação aos negócios, o interesse pela arte e a relação afetiva com a família, revelando também seu envolvimento com a fotografia, uma de suas paixões.
Fundador de um dos maiores conglomerados empresariais do país, com atuação nos setores de energia, comunicação, agropecuária, alimentos e eletrodomésticos, Edson Queiroz criou também a Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Unifor. Seu desejo de deixar um legado para o desenvolvimento do Ceará resultou na criação de uma universidade voltada à formação acadêmica de excelência, definida por ele como uma “fábrica de doutores”.
A mostra integra a agenda do centenário de Edson Queiroz, que será celebrado em 12 de abril de 2025. A programação inclui palestras, concursos e a inauguração do museu que compõe a primeira etapa do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz, localizado na Unifor. A exposição tem visitação gratuita.