Ceará
Ceará
Um grupo de 116 brasileiros deportados dos Estados Unidos chega a Fortaleza nesta sexta-feira (28). Após desembarcarem na capital cearense, os repatriados seguem para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), a bordo de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
Este é o quinto grupo de brasileiros que retorna ao país após o início do novo mandato do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sendo o quarto a chegar a Fortaleza. O último voo com brasileiros deportados aterrissou na capital cearense no dia 15 de março, trazendo 127 pessoas.
Operação humanitária do Governo Federal
A recepção em Fortaleza ocorre em cumprimento a uma determinação do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) participa, em conjunto com outros órgãos, da operação interministerial que tem o objetivo de prestar assistência humanitária aos brasileiros deportados, garantindo acolhimento, identificação e assistência social imediata após a chegada.
A ação envolve também órgãos como a Polícia Federal, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério das Relações Exteriores, além do apoio logístico e operacional da FAB.
Histórico recente
A intensificação das deportações de brasileiros é resultado do endurecimento da política migratória dos Estados Unidos após o retorno de Trump ao poder. Desde então, as autoridades brasileiras têm se mobilizado para oferecer apoio aos repatriados, proporcionando orientações jurídicas, assistência social e acompanhamento psicológico, sempre que necessário.