Poder
Poder
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, na última quarta-feira (26), o projeto de lei que aumenta o número de promoções ao posto de tenente-coronel da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. A medida, de autoria do governador Elmano de Freitas (PT), foi enviada à Casa no dia 18 de março.
De acordo com o texto aprovado, o número de oficiais promovidos por semestre passa de um para três em cada instituição. Segundo o Governo do Estado, a proposta busca oferecer maior perspectiva de carreira para os agentes das forças de segurança.
Com a nova regra, servidores que teriam acesso à promoção apenas no segundo semestre de 2030 poderão antecipar a ascensão para o segundo semestre de 2026, conforme estimativa divulgada pelo Executivo.
Nova diretoria na PM também é criada
Também foi aprovado um segundo projeto de lei, que cria o cargo de diretor de Planejamento e Gestão Operacional no organograma da Polícia Militar do Ceará. A nova função será ocupada por um coronel da ativa, e integra ações de reestruturação administrativa e operacional na corporação.