Esporte
Esporte
Em apenas seu segundo fim de semana pela Ferrari, Lewis Hamilton conquistou na madrugada desta sexta-feira (21) sua primeira pole position na escuderia italiana, ao liderar a classificação da corrida sprint do GP da China, com 1m30s849. O britânico superou Max Verstappen por apenas 0s018 e terá a posição de honra na largada da prova curta, marcada para as 23h45 (horário de Brasília), com transmissão da Band Ceará.
Oscar Piastri, da McLaren, garantiu o terceiro lugar no grid. Já Gabriel Bortoleto, da Sauber, terminou a classificação na 14ª posição, repetindo o desempenho da formação de grid para a corrida da Austrália no último fim de semana. Ainda assim, o brasileiro conseguiu superar novamente o companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, que foi eliminado ainda no SQ1.
Bortoleto avança e deixa Hulkenberg para trás
A primeira parte da sessão foi disputada com pneus médios obrigatórios. Oscar Piastri começou liderando, mas foi superado por Lando Norris no minuto final. Em seguida, Hamilton assumiu a ponta e desbancou a dupla da McLaren.
Gabriel Bortoleto figurava em 19º após sua primeira volta rápida, mas conseguiu subir para 14º na bandeirada, garantindo a passagem para o SQ2. O brasileiro foi superado por Oliver Bearman, mas ainda ficou à frente de Hulkenberg, eliminado em penúltimo.
Brasileiro para na segunda fase
Com os pneus médios ainda obrigatórios, Norris liderou mais uma vez, enquanto a maior parte dos pilotos optou por duas tentativas. Bortoleto, o último a deixar os boxes, não conseguiu melhorar sua marca e terminou em 14º. O francês Isack Hadjar errou na saída de traseira, abortou sua volta e ficou em 15º.
Durante o segmento, chamou atenção uma mensagem de rádio do engenheiro Bryan Bozzi pedindo para que Leclerc diminuísse o ritmo para inverter a ordem com Hamilton. Ambos avançaram ao SQ3, com o heptacampeão sendo 0s1 mais veloz.
Hamilton brilha e supera Verstappen por milésimos
Com pneus macios, os dez finalistas foram à pista para uma única tentativa de volta rápida. Hamilton cravou 1m30s849, assumindo a liderança. Verstappen veio logo depois, mas ficou a meros 0s018 do tempo do rival, assegurando o segundo lugar no grid da sprint.