+ Notícias
+ Notícias
O papa Francisco afirmou no domingo (16) que está passando por um “momento de provação”, em mensagem enviada do Hospital Gemelli, onde está internado desde o dia 14 de fevereiro devido a problemas respiratórios. No texto do Angelus, divulgado pelo Vaticano, o pontífice de 88 anos destacou a fragilidade do corpo, mas ressaltou que isso não impede a fé e a solidariedade.
“Uno-me aos muitos irmãos e irmãs doentes: frágeis, neste momento, como eu. O nosso físico é fraco, mas, mesmo assim, nada nos pode impedir de amar, rezar, entregarmo-nos, estar presentes uns para os outros, na fé, dando sinais de esperança”, escreveu Francisco.
Na mensagem, ele reconheceu o trabalho das equipes médicas e assistenciais. “Quanta luz brilha nos hospitais e centros de assistência! Quanta atenção amorosa ilumina os quartos, os corredores, os ambulatórios, os lugares onde se prestam os serviços mais humildes”, disse o pontífice, agradecendo ainda as orações por sua recuperação.
Apoio das crianças e atualização médica
Cerca de 300 crianças, de escolas e associações, reuniram-se em frente ao hospital, próximo à estátua de João Paulo II, segurando balões, desenhos e cartas para demonstrar apoio ao papa. A ação foi organizada pelo Comitê Pontifício para a Jornada Mundial da Criança, criado por Francisco em novembro de 2024.
“Sei que muitas crianças rezam por mim, algumas delas vieram hoje ao Gemelli como sinal de proximidade. Obrigado, queridas crianças! O papa ama vocês e espera sempre encontrá-las”, disse Francisco.
O Vaticano informou que o estado clínico do papa segue estável, com melhora gradual, mas que ele ainda necessita permanecer hospitalizado. O último boletim médico divulgado neste sábado (15) destacou que a oxigenoterapia de alto fluxo continua, reduzindo progressivamente a necessidade de ventilação mecânica não invasiva durante a noite. Além disso, Francisco segue em tratamento com fisioterapia motora e respiratória.
Até o momento, não há previsão de alta, e o Vaticano seguirá monitorando a evolução do quadro de saúde do pontífice.