Turismo
Turismo
O Cristo Redentor segue como o destino mais buscado por turistas internacionais nos sites de pesquisa da internet. Em 2025, o Rio de Janeiro já é a cidade brasileira com o maior número de reservas feitas por estrangeiros. Os dados constam da revista Tendências do Turismo 2025, produzida pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e pelo Ministério do Turismo (MTur).
Além de consolidar o Rio como principal porta de entrada para turistas internacionais, o levantamento revela que o Cristo Redentor teve mais de 175 mil buscas online em um ano. O monumento se destaca ainda mais com o lançamento da campanha “Rio, Cidade Abençoada”, promovida pela Embratur durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), no último dia 12. A iniciativa visa atrair mais visitantes europeus para o turismo religioso e esportivo na capital fluminense.
Símbolo do Brasil no mundo
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou a importância do monumento para a imagem do país. “O mundo identifica o Brasil quando vê o Cristo Redentor. O Rio de Janeiro é nosso grande cartão-postal e a principal porta de entrada do país. Mas a maior riqueza da cidade está na sua capacidade de acolher a todos com alegria, independentemente da origem ou religião”, afirmou.
Atrativos turísticos mais buscados
O levantamento feito pela plataforma Similarweb, que analisa o tráfego de buscas na internet, aponta que o Rio de Janeiro domina o ranking dos atrativos mais procurados no Brasil. Além do Cristo Redentor, aparecem locais icônicos como o Pão de Açúcar, o Maracanã e o Museu do Amanhã.
Confira o top 10 dos destinos mais pesquisados:
1. Cristo Redentor – RJ: 175,7 mil buscas
2. Cataratas do Iguaçu – PR: 50 mil buscas
3. Pão de Açúcar – RJ: 43,9 mil buscas
4. Lençóis Maranhenses – MA: 12,3 mil buscas
5.Maracanã – RJ: 12 mil buscas
6. Chapada Diamantina – BA: 11,5 mil buscas
7.Parque Lage – RJ: 6,9 mil buscas
8. Museu do Amanhã – RJ: 6,3 mil buscas
9.Pelourinho – BA: 5,9 mil buscas
10. Avenida Paulista – SP: 5 mil buscas
Recorde de turistas estrangeiros
Em janeiro de 2025, o Rio de Janeiro e outras cidades do estado receberam 502.259 turistas estrangeiros, um aumento de 50,4% em comparação ao mesmo período de 2024, quando 333.903 visitantes internacionais desembarcaram no estado.
Segundo o Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal, os principais países emissores de turistas foram:
• Argentina
• Chile
• Estados Unidos
• Uruguai
• França
O crescimento do turismo internacional é impulsionado pela combinação de paisagens naturais, praias icônicas, vida noturna agitada e experiências culturais únicas, como as tradicionais rodas de samba na Lapa e passeios por cartões-postais como o Pão de Açúcar e o próprio Cristo Redentor.
“O Rio de Janeiro é o principal destino turístico do Brasil e continua atraindo milhares de visitantes internacionais. Estamos investindo na promoção do turismo internacional, na melhoria da infraestrutura e na facilitação do acesso ao país, tornando não apenas a capital, mas todo o estado do Rio ainda mais atrativo para estrangeiros”, finalizou Marcelo Freixo.