Entretenimento
Entreterimento
A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, marcada para abril, inicia sua Pré-Bienal nesta sexta-feira (21) no Sertão Central, trazendo uma programação especial voltada para literatura, resistência e protagonismo feminino. O evento de abertura ocorre às 19h, no Auditório da Biblioteca Pública Municipal de Quixadá, com o lançamento do livro “Incendiada”, de Fábricia Teodoro.
A programação segue na próxima terça-feira (25), às 18h, com a oficina “Mulheres escritoras: Práticas de leitura de poemas de escritoras negras”, ministrada pelas professoras Sara Forte e Sara França, na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). A atividade busca ampliar o debate sobre a representatividade das mulheres negras na literatura, promovendo uma experiência de leitura crítica e sensível.
No mês de março, a Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, recebe um dos eventos da Pré-Bienal. No dia 11/03, às 16h, ocorre a roda de conversa “A voz e a resistência das mulheres quilombolas”, com Nina Rizzi e Sarah Diva Ipiranga, no Quilombo Mearim. O encontro integra a programação do Conselheiro Vivo, reafirmando a importância das narrativas quilombolas na construção da memória e identidade do Sertão.
Além dos debates, a Pré-Bienal levará literatura para escolas, bibliotecas comunitárias e cozinhas do programa Ceará Sem Fome, conectando leitura, educação e cultura alimentar.
Bienal do Livro 2025
A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará será realizada de 4 a 13 de abril de 2025, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com entrada gratuita. Com o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, o evento terá uma curadoria totalmente feminina, composta pelas escritoras Sarah Diva Ipiranga, Nina Rizzi, Amara Moira e Trudruá Dorrico, sob a coordenação de Maura Isidório.
Serviço – Programação da Pré-Bienal no Sertão Central
Sexta-feira (21/02) – Quixadá
Lançamento do livro “Incendiada”, de Fábricia Teodoro
Auditório da Biblioteca Pública Municipal de Quixadá
19h
Terça-feira (25/02) – Quixadá
Oficina “Mulheres escritoras: Práticas de leitura de poemas de escritoras negras”
Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC)
18h
Terça-feira (11/03) – Quixeramobim
Roda de conversa “A voz e a resistência das mulheres quilombolas”
Quilombo Mearim – Casa de Antônio Conselheiro
16h
Mais informações sobre a Bienal do Livro do Ceará: www.bienaldolivro.ce.gov.br