Pesquisar

+ Notícias

+ Notícias

Governo anuncia gratuidade total do Programa Farmácia Popular

Medida beneficia mais de um milhão de pessoas por ano e amplia atendimento em 758 municípios.
Fachada do Programa Farmácia Popular
Com a definição, todos os 41 itens do programa passam a ser distribuídos gratuitamente. (Foto: Elza Fiúza)

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou, nesta quinta-feira (13), que todos os 41 itens do Programa Farmácia Popular passam a ser distribuídos gratuitamente nas farmácias credenciadas. A medida, divulgada durante o Encontro Nacional de Prefeitos, em Brasília, amplia o acesso da população a medicamentos essenciais e beneficia, de forma imediata, mais de um milhão de pessoas por ano, que antes pagavam coparticipação.

Entre os itens que agora serão totalmente gratuitos, estão as fraldas geriátricas, que passam a ser fornecidas sem custo para pessoas com 60 anos ou mais. “Essa foi uma escolha importante para atender ao envelhecimento da população brasileira”, destacou a ministra.

O Programa Farmácia Popular, criado em 2004, já atende 4.812 municípios, o que corresponde a 86% das cidades brasileiras e 97% da população, com mais de 31 mil farmácias credenciadas. Com a ampliação, o governo passará a ofertar o serviço em mais 758 municípios que ainda não contavam com unidades credenciadas.

Nos últimos anos, o número de pessoas beneficiadas pelo programa cresceu significativamente, passando de 20,7 milhões em 2022 para 24,7 milhões em 2024. “Queremos aumentar ainda mais esse alcance, principalmente nas áreas mais remotas do país”, afirmou Nísia Trindade.

Prevenção à dengue

Durante o evento, a ministra também alertou para a importância da atuação dos municípios no combate à dengue. “As prefeituras têm papel essencial, pois 75% dos focos do mosquito transmissor estão dentro ou ao redor das nossas casas”, disse em entrevista à imprensa.

Apesar da redução de 60% nos casos em 2025, a dengue ainda preocupa. Em 2024, o Brasil registrou 6,5 milhões de casos, número impulsionado pelas mudanças climáticas e pela circulação do sorotipo 3 do vírus, que tem maior potencial de provocar formas graves da doença.

A ministra destacou que a vacinação contra a dengue ainda ocorre em escala limitada, sendo destinada a crianças e adolescentes em mais de dois mil municípios. “É fundamental que os responsáveis levem seus filhos para tomar a segunda dose da vacina”, reforçou.

Mais notícias

plugins premium WordPress