Ceará
Ceará
Estão abertas as matrículas para estudantes novatos nos Centros Cearenses de Idiomas (CCI). As aulas começam no dia 17 de fevereiro de 2025 e os cursos gratuitos de Inglês, Espanhol e Francês são destinados, prioritariamente, aos estudantes do Ensino Médio e professores da rede pública estadual. A novidade deste semestre é a ampliação do público atendido.
A partir de 2025, além dos alunos do Ensino Médio, os CCIs também atenderão: egressos da rede estadual (até 1 ano e meio após a conclusão), estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede pública, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), profissionais da educação pública, universitários de instituições públicas, trabalhadores do setor de turismo e tecnologia, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e mulheres vítimas de violência.
Processo de matrícula
Os estudantes do Ensino Médio da rede estadual continuam sendo indicados pelas escolas, enquanto os professores da rede pública estadual devem comparecer à unidade CCI desejada para realizar a matrícula.
Já os demais públicos incluídos na nova lei devem fazer a inscrição presencialmente, levando os documentos exigidos em edital. Algumas unidades também disponibilizam pré-matrículas online.
Atualmente, o Ceará conta com 23 Centros Cearenses de Idiomas em municípios como Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Aracati, Juazeiro do Norte, Quixadá, Iguatu e outros. Todas as unidades oferecem Inglês e Espanhol, enquanto as unidades de Papicu, Benfica e Sul (Fortaleza), Itapipoca e Juazeiro do Norte também contam com Francês.
Os cursos seguem a abordagem comunicativa, com foco em compreensão auditiva, oralidade, leitura e escrita. Os módulos de Inglês e Espanhol têm três anos de duração, com seis módulos semestrais de 60 horas-aula cada, totalizando 360 horas. Já os de Francês são concluídos em um ano e meio, com três módulos semestrais, totalizando 180 horas. O material didático é gratuito e os alunos podem obter certificação ao final de cada módulo ou do curso completo.