Pesquisar

Ceará

Ceará

Em parceria com a Unicef, Caucaia lança projeto de água e saneamento nas escolas

Iniciativa beneficiará escolas rurais, indígenas e quilombolas com melhorias em infraestrutura e educação ambiental.
54 escolas do município serão beneficiadas pela iniciativa. (Foto: Prefeitura de Caucaia)

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lança, nesta quinta-feira (6), o projeto Água, Saneamento e Higiene nas Escolas (Wash), em parceria com a Prefeitura de Caucaia e a Aegea. O evento ocorre no Centro Municipal de Formação e Avaliação (Cemfa), às 8h30, reunindo coordenadores e diretores escolares de 54 escolas que serão beneficiadas pela iniciativa.

Além de Caucaia, o Unicef implementará o projeto nos municípios de Barcarena (PA) e Manaus (AM), impactando diretamente 4.250 crianças e adolescentes em 80 escolas localizadas em áreas rurais. A ação contribui para o cumprimento das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, que busca garantir o acesso universal e sustentável à água potável e ao saneamento básico, com atenção especial a populações em situação de vulnerabilidade.

Como funciona o projeto Wash

A metodologia do projeto segue a estratégia “3 Estrelas”, desenvolvida pelo Unicef para promover condições adequadas de água e saneamento nas escolas. Para obter a certificação, as unidades escolares precisam garantir acesso seguro à água, infraestrutura sanitária funcional, educação ambiental e higiene menstrual digna para as alunas.

O primeiro passo é o engajamento das prefeituras, gestores escolares e comunidade. Os profissionais das escolas participantes serão capacitados em temas relacionados a água, saneamento e higiene. Dentre as escolas envolvidas, 35 serão selecionadas para receber melhorias estruturais, baseadas em projetos elaborados pela gestão escolar.

A iniciativa busca não apenas melhorar a infraestrutura, mas também incentivar hábitos de higiene, resiliência climática e práticas de educação ambiental, contribuindo para a qualidade de vida e bem-estar dos estudantes.

Mais notícias

plugins premium WordPress