+ Notícias
+ Notícias
As negociações entre o Hamas e Israel para a segunda fase da trégua tiveram início nesta terça-feira (4), mediadas por interlocutores internacionais. A informação foi confirmada pelo porta-voz do grupo palestino, Abdul Latif al-Qanou, em declaração à agência AFP.
Israel anunciou que enviará uma delegação ao Catar no final da semana para aprofundar as discussões sobre o tema. Enquanto isso, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se reuniu nessa segunda-feira com altos funcionários dos Estados Unidos, em Washington, para tratar do avanço do acordo. Nesta terça-feira, Netanyahu tem encontro marcado com o presidente norte-americano Donald Trump, sendo o primeiro líder estrangeiro a ser recebido pelo chefe de Estado dos EUA desde sua posse em 20 de janeiro.
A trégua entre Israel e Hamas entrou em vigor em 19 de janeiro, interrompendo um conflito que se estendia por 15 meses na Faixa de Gaza. A invasão israelense ocorreu após um ataque do Hamas ao território israelense em 7 de outubro de 2023. O acordo previa uma primeira fase de cessar-fogo de 42 dias, período no qual 33 reféns israelenses e centenas de prisioneiros palestinos seriam libertados.
As discussões sobre a segunda fase do cessar-fogo estavam programadas para começar após o 16º dia do acordo e buscam avançar na negociação de novas libertações e um possível desdobramento do cessar-fogo.